Ucrânia precisa de 48 caças F-16 para acabar com agressão russa, garante ministério da Defesa de Kiev

A Ucrânia precisa de 48 caças F-16 para acabar com a agressão russa, segundo apontou recentemente o Ministério da Defesa ucraniano, na rede social ‘Twitter’. “Quatro esquadrões de F-16 são exatamente o que precisamos para libertar o nosso país do agressor”, garantiu o ministério. Esta é a primeira vez que as autoridades de Kiev precisaram o número de aeronaves necessárias, tendo referido sempre a necessidade de várias dezenas de caças.

O Governo de Kiev tem colocado como prioridade o envio de caças multiuso F-16, necessários para amparar qualquer futura conquista mas também reforçar a defesa aérea no verão e outono.

Nesse sentido, Kiev já conta com o apoio da Polónia, que enviou os Mig-29 de fabrico soviético e possui igualmente F-16 na sua frota aérea. Nas últimas semanas, o Reino Unido, os Países Baixos e a Dinamarca manifestaram a intenção de forjar a ‘coligação dos caças F-16’, com a qual os Estados Unidos Já concordaram.

Os planos do Ocidente de enviar F-16 para a Ucrânia são, para o Kremlin, “uma escalada inaceitável”, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, que disse acreditar que no Ocidente “existem pessoas razoáveis que entendem isso”.

No entanto, sublinhou que “quem manda são Washington, Londres e os seus satélites que estão dentro da União Europeia (UE), em primeiro lugar os países bálticos e a Polónia”, garantiu Lavrov, sublinhando que estes países são “os que cumprem no terreno a tarefa que os Estados Unidos estabeleceram: enfraquecer a Rússia e dar-lhe uma derrota estratégica”.








OSZAR »