
Trump diz que tarifa de 80% sobre produtos chineses “parece correta” antes das negociações com Pequim
O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira que uma tarifa de 80% sobre produtos chineses “parece correta”, numa altura em que representantes norte-americanos e chineses se preparam para um novo ciclo de negociações comerciais no fim de semana.
As declarações surgem antes de um encontro entre o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o principal negociador comercial, Jamieson Greer, com o vice-primeiro-ministro chinês e czar económico de Pequim, He Lifeng, revela a ‘Reuters’. A reunião decorrerá na Suíça e é vista como um possível ponto de partida para aliviar a crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo.
“A China deveria abrir o seu mercado para os EUA — seria ótimo para eles!!! Mercados fechados não funcionam!!!”, escreveu Trump na sua conta na rede social Truth Social. Numa outra publicação, acrescentou: “Uma tarifa de 80% sobre a China parece correta. Depende do Scott B.”
Desde que reassumiu o cargo em janeiro, Donald Trump tem intensificado a sua política protecionista, aumentando os impostos sobre as importações da China para 145%. As novas tarifas somam-se às impostas durante o seu primeiro mandato, bem como às medidas aplicadas pelo governo Biden.
Em resposta, Pequim elevou as tarifas sobre os produtos norte-americanos para 125% e impôs restrições à exportação de elementos de terras raras. Produtos como soja e gás natural liquefeito também passaram a ser alvo de taxas adicionais.
As conversações deste fim de semana em Genebra foram descritas por fontes da Casa Branca como um primeiro passo para tentar reduzir as tensões bilaterais e evitar uma escalada na guerra comercial.