
Sonae e Jerónimo Martins sobem oito posições entre os maiores retalhistas do mundo
As 250 maiores empresas de retalho a nível mundial geraram mais de 5,2 biliões de euros em receitas no ano fiscal de 2023, e há duas empresas portuguesas no top mundial.
De acordo com o estudo Global Powers of Retailing 2025, da Deloitte, apesar do aumento, o crescimento de 3,6% face ao ano anterior representa o valor mais baixo registado em mais de uma década.
A liderança do ranking pertence à norte-americana Walmart, com um crescimento anual de 6%. Seguem-se a Amazon.com e a Costco, com cerca de um terço das receitas das três gigantes a provir de operações fora dos EUA.
Portugal marca presença na lista com duas empresas: a Jerónimo Martins, que subiu para a 37.ª posição (mais oito lugares), com um crescimento de 20,6% e receitas superiores a 29 mil milhões de euros; e a Sonae, que também subiu oito posições, fixando-se no 138.º lugar, com um crescimento de 8,9% e receitas de 8 mil milhões de euros.
O estudo sublinha ainda que o setor do retalho está a passar por uma transformação significativa, impulsionada por quatro eixos principais: eficiência operacional, tecnologia, sustentabilidade e diversificação de receitas. A previsão de crescimento global para os próximos cinco anos é de apenas 3,1%, a mais baixa em décadas, o que obriga os retalhistas a encontrar novas fontes de rendimento, nomeadamente através do aproveitamento de dados dos consumidores e da publicidade no ponto de venda.
A aposta em tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade aumentada/virtual e Internet das Coisas também se está a intensificar, permitindo experiências mais personalizadas e eficientes. Em paralelo, cresce a relevância da sustentabilidade e da economia circular: 62% das empresas reconhecem-na como um caminho para aumentar receitas. Em destaque está o fenómeno do ‘recommerce’, com programas de troca, recompra e upcycling — um mercado avaliado em mais de 188 mil milhões de dólares nos EUA e que poderá atingir os 276 mil milhões até 2028.