
Grávidas da região Centro sem hospitais no fim de semana. Urgências de Obstetrícia encerradas de Vila Franca de Xira a Coimbra
Este fim de semana trará sérios constrangimentos ao atendimento de grávidas nos hospitais do Centro já que, de Vila Franca a Coimbra não haverá urgências de Ginecologia/Obstetrícia (UGO) abertas até segunda-feira.
Apenas as do distrito de Santarém estarão a funcionar, assinala o Correio da Manhã, mas na área que vai de Castanheira de Pera a Loures não há qualquer outra hipótese que não seja recorrer a um hospital longe da zona de residência.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que está a receber as utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) – pelo facto do Hospital das Caldas da Raínha estar em obras ., não tem médicos suficientes mas manter a urgência de Ginecologia e os blocos de parto abertos, pelo que fecharão já a partir desta sexta-feira. A hipótese é as gravidas deslocarem-se até Coimbra para serem atendidas.
Também a UGO do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estará encerrada, ou seja, as utentes que iriam ao CHO tem como outras possibilidades Santarém, Vila Franca de Xira ou o São Francisco Xavier em Lisboa (Santa Maria está encerrado devido a obras).
Também as UGO e blocos de partos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, ou do Barreiro estarão encerradas durante o fim de semana: as alternativas são o Hospital de Setúbal, ou o São Francisco Xavier, em Lisboa. O Hospital de Penafiel, igualmente, encontra-se sem UGO até segunda-feira.
Mas, numa altura em que médicos e Governo ainda não chegaram a acordo e faltam médicos para cobrir as escalas das urgências, há constrangimentos também nas urgências pediátricas: Em Leiria, Torres Vedras, São Francisco Xavier, Almada, Amadora-Sintra e Loures só estarão abertas de manhã (no último caso fecha totalmente ao fim de semana), enquanto em Torres Noves e Barreiro estarão fechadas até segunda-feira.