Como é que o lendário investidor Warren Buffett constrói riqueza em mercados caóticos? O segredo foi revelado

Investir no mercado de ações tem sido uma verdadeira montanha-russa nos últimos tempos. O S&P 500 caiu 2,4% na segunda-feira, enquanto os investidores tentavam digerir as últimas declarações do presidente Donald Trump contra o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Trump sugeriu até a “demissão” de Powell caso o banco central não reduzisse as taxas de juros, uma medida que, de acordo com Powell, é legalmente inadmissível.

Na terça-feira, os preços das ações subiram mais de 1,5%, mas, no total, o mercado havia caído cerca de 14,5% desde o pico de fevereiro. Especialistas alertam para a continuidade da turbulência, devido à incerteza quanto à direção das políticas económicas.

Nesses tempos de instabilidade, é comum que os investidores fiquem apreensivos. No entanto, para Warren Buffett, uma das maiores lendas dos investimentos, a chave para o sucesso em momentos de volatilidade é seguir uma simples regra: “Tenha medo quando os outros estão gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”. Esta frase, retirada de um artigo de opinião publicado por Buffett em 2008, foi um princípio que o motivou a continuar a comprar ações dos EUA durante a crise financeira global, revela a ‘CNBC’.

Para Buffet, o investimento é um jogo de longo prazo, e as flutuações do mercado de curto prazo não devem ser motivo de pânico. Quando os preços das ações caem devido ao medo generalizado, Buffett recomenda aproveitar para comprar, especialmente em um portfólio diversificado, a preços baixos.

Historicamente, a estratégia de Buffett tem-se mostrado bem-sucedida. Ele acredita que as dificuldades temporárias enfrentadas pelas empresas não comprometem seu crescimento a longo prazo. Como ele mesmo disse em 2008, “A maioria das grandes empresas estabelecerá novos recordes de lucro daqui a 5, 10 e 20 anos”.

Nos piores momentos da crise de 2007-2009, o S&P 500 sofreu perdas superiores a 50%, e muitos investidores entraram em pânico, vendendo suas ações. No entanto, Buffett permaneceu firme, transferindo sua carteira de títulos para ações americanas, o que se provou uma decisão acertada, já que o mercado eventualmente se recuperou.

Embora o atual cenário não tenha levado os investidores ao pânico, Buffett segue sua filosofia de investir continuamente, mesmo em tempos de incerteza.






OSZAR »