
Católica-Lisbon distingue o antigo Ministro da Economia, António Pires de Lima, com o Prémio Carreira 2025
O economista e antigo Ministro da Economia, António Pires de Lima, foi distinguido com o Prémio Carreira 2025 pela Católica-Lisbon School of Business and Economics.
A distinção, atribuída anualmente pela instituição a antigos alunos com percursos de excelência, reconhece a “carreira multifacetada” de Pires de Lima, marcada por um impacto significativo tanto no setor privado como na esfera pública. O júri da XV edição, composto por Vasco de Mello (presidente), Isabel Mota, Margarida Couto, Vítor Bento e Sérgio Rebelo, destacou também o seu “compromisso com a inclusão social” e os valores de “integridade e tolerância” que tem demonstrado ao longo do seu percurso.
António Pires de Lima, que se licenciou em Economia na Universidade Católica em 1984, sublinhou a importância desta distinção: “Este Prémio tem um grande significado, porque foi-me atribuído pelos meus pares. Graduei-me há 41 anos, um jovem miúdo cheio de sonhos. Receber agora este reconhecimento e ter aqui tanta gente amiga que quis viver mais este momento comigo tem um significado enorme”.
Para Filipe Santos, Diretor da CATÓLICA-LISBON, “temos uma comunidade de pessoas extraordinárias que se graduaram aqui e que têm hoje carreiras excecionais. E o António Pires de Lima nesse sentido é muito especial. É uma pessoa completa com uma carreira de sucesso e que tem impacto na sociedade pelo apoio que deu a organizações sociais de relevo”.
Com 63 anos, Pires de Lima acumulou funções de relevo em empresas como a Unicer, Compal, Nutrinveste e Nutricafés, tendo também sido distinguido em 2009 com o Best Leader Awards, na categoria de “Líder em Internacionalização”. Em paralelo com a carreira empresarial, desempenhou um papel ativo na política, como deputado, dirigente do CDS/PP e Ministro da Economia no XIX Governo Constitucional. Foi ainda presidente da EPIS – Empresários para a Inclusão Social – e da APCV – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Vinhos.