Apagão: Carros elétricos são verdadeiras baterias gigantes. Estas funções podem alimentar a sua casa durante semanas

O carro elétrico está a tornar-se muito mais do que um simples meio de transporte: é, também, uma das baterias portáteis mais potentes e versáteis que podemos ter.

Com capacidade para alimentar desde smartphones e computadores até eletrodomésticos e ferramentas de construção, os veículos elétricos revelam-se uma alternativa útil em situações de emergência energética – como apagões prolongados – e também para momentos de lazer ou trabalho remoto.

A média mensal de consumo de eletricidade de uma casa com duas pessoas ronda os 150 kWh. Considerando que muitos carros elétricos atuais já ultrapassam os 50 kWh de capacidade de bateria, um veículo totalmente carregado poderia, teoricamente, garantir energia para mais de uma semana, desde que não seja utilizado para deslocações. Esta funcionalidade ganha especial importância em contextos de falhas na rede elétrica, como os registados recentemente em algumas regiões.

A base desta versatilidade energética está nas tecnologias V2G (Vehicle to Grid), V2H (Vehicle to Home) e V2L (Vehicle to Load), como explica o ‘elEconomista’. Todas assentam no princípio do carregamento bidirecional, ou seja, a possibilidade de a energia armazenada na bateria do carro ser utilizada para abastecer outros dispositivos ou até mesmo infraestruturas.

Na prática, o V2G permite que o veículo envie energia de volta para a rede elétrica geral. Já o V2H, que fornece energia diretamente a uma habitação, é legal e começa a ser aplicado em casas equipadas com sistemas elétricos avançados, frequentemente combinados com painéis solares.

A tecnologia mais acessível atualmente é o V2L. Presente em vários modelos elétricos, permite alimentar diretamente pequenos dispositivos ou eletrodomésticos através de um adaptador ligado ao carro. Embora não substitua a rede elétrica doméstica, esta opção é suficiente para alimentar, por exemplo, um computador portátil, uma máquina de café ou um sistema de som.

Do trabalho ao lazer

As possibilidades de utilização são vastas e vão muito além de situações de emergência. O sistema V2L permite transformar qualquer lugar num espaço de convívio ou de trabalho: um piquenique com iluminação e música, um escritório improvisado com ligação elétrica ou até uma cozinha portátil em plena natureza.

No desporto ao ar livre, estas funcionalidades tornam-se ainda mais relevantes. Os carros elétricos podem carregar bicicletas elétricas, pranchas de surf motorizadas ou outros equipamentos auxiliares, alargando o leque de experiências para os mais aventureiros.






OSZAR »